Viciados em 'torpedos', jovens japoneses usam celular até no banho
Comportamento foi apontado por estudo do Ministério da Educação.
7% dos alunos do ensino fundamental trocam cem mensagens ao dia.
Do G1
As mensagens de texto via celular ocupam um papel importante na vida dos jovens japoneses, que enviam e recebem “torpedos” enquanto comem, estão na escola e até tomam banho. A facilidade de acesso à ferramenta é um agravante: a porcentagem de alunos que têm telefones celulares no Japão é de 25% para aqueles com idades entre 11e 12 anos, 46% de 13 a 14 anos e 96% dos estudantes com 16 e 17 anos.
De acordo com um estudo do Ministério da Educação realizado com 10 mil jovens e divulgado nesta quarta-feira (25), um em cada cinco estudantes do ensino fundamental envia ou recebe cerca de 50 mensagens de texto em seus celulares diariamente. Nesse mesmo grupo, 7% dizem fazer o mesmo mais de cem vezes ao dia.
Cerca de 25% dos alunos do ensino fundamental usam seus celulares no horário da refeição e 10% deles admitem acessar o aparelho inclusive quando estão no banho. Entre os estudantes do colegial, 18% fazem uso do eletrônico quando em aula.
A força dessa tecnologia é tanta entre os jovens no Japão, que existe inclusive a “regra dos 30 minutos”. Segundo ela, a criança que não responder um e-mail de seus amigos nesse período entrará na mira das brincadeirinhas maldosas do grupo.
Em maio do ano passado, o governo japonês iniciou uma campanha para alertar os pais e escolas a limitar o uso desses aparelhos entre as crianças. O objetivo anunciado na época era fazer com que os menores só usassem seus celulares quando realmente necessário e fossem proibidos de acessar informações “prejudiciais”, que tivessem influência negativa sobre eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário