8.2.06

Luanda: estudo revela que o mercado de telecomunicações está em franco crescimento

Um terço da população de Luanda com mais de 15 anos possui telemóvel e quase 80 por cento dos que ainda não têm pretendem adquirir um aparelho a curto prazo, revelou o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM).


Estes dados, que constam das conclusões do Estudo sobre Qualidade e Satisfação nas Telecomunicações em Angola, reflectem o aumento significativo registado neste sector nos últimos anos.
Os dados oficiais indicam que o número de utilizadores de telemóveis em Angola ultrapassava 1,6 milhões no final de Dezembro, apresentando o país uma das maiores taxas de crescimento do continente africano na última década.
O estudo agora divulgado pelo INACOM indica que 64,9 por cento dos habitantes de Luanda com mais de 15 anos possuem telemóvel, acrescentando que 79 por cento dos que ainda não possuem um aparelho manifestaram a intenção de adquirir um nos próximos seis meses.
Por outro lado, entre os actuais utilizadores, 62 por cento utilizam a rede da operadora privada UNITEL, em que a Portugal Telecom tem uma participação de 25 por cento do capital, enquanto 26,7 por cento são clientes da estatal MOVICEL, detida pela Angola Telecom.
Os restantes 11,3 por cento são utilizadores destas duas redes de operadores de telefone móvel existentes em Angola.
Este estudo revelou ainda que apenas 30,5 por cento dos habitantes de Luanda com mais de 15 anos utilizam o telefone da rede fixa, sendo que um quarto o faz a partir das suas residências.
Relativamente à Internet, o estudo indica que 39,1 por cento das pessoas com mais de 15 anos que residem em Luanda já tiveram contacto com este meio de comunicação, mas apenas 18,9 por cento o utilizam de forma regular.

http://www.portugaldiario.iol.pt, 2006/02/04 16:33

Nenhum comentário: