20.3.09


Wikipedia no celular não precisa de internet
19/03/09

Um empreendedor francês criou um aplicativo que consulta qualquer artigo do Wikipedia sem uso de conexão. Ele foi mais rápido do que a enciclopédia móvel, que ainda tenta formatar todo seu conteúdo.

Patrice Khawan, o 'cabeça' da WidiPock formatou e armazenou todos os artigos da Wikipedia em oito vresões para telefones celulares (alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, polonês e português).

A equipe acredita que o recurso vai funcionar bem em grande parte dos aparelhos, apesar da menor potência dos telefones. Após serem comprimidos, os artigos ficaram com 4 GB.

A versão de 4 GB pode ser instalada na memória interna do aparelho ou então copiada em um cartão SD, já está disponível para venda nos terminais de BlackBerry e Windows Mobile por US$ 9,99. Outra opção, com um custo um pouco maior, é um cartão SD separado com a WidiPock vendido na internet, com várias opções de tamanho e idiomas.

Segundo os fabricantes, no site do produto, as versões para Adnroid, iPhone e iPhod Touch estarão disponíveis em breve.

As atualizações diárias da Wikipedia devem ser feitas pelo site da WikiPock, que só podem ser realizadas se o usuário comprar a versão Plus pelo valor de US$ 15,99. Esse pacote garante um ano de atualizações gratuitas.
Twitter cresce 1382% em um ano, diz Nielsen
Felipe Zmoginski, de INFO Online

SÃO PAULO - Poucos produtos apresentaram ao longo de sua história uma taxa de crescimento de audiência e usuários tão impressionante quanto o Twitter.

Dados da Nielsen Online comparando o número de acessos ao Twitter no último mês (fevereiro/09) com o mesmo período do ano passado (fevereiro/08) apontam que o microblog cresceu 1382% de um ano para outro. O país onde a explosão foi mais acentuada é o Reino Unido, onde a taxa de crescimento em um ano ficou em 1689%.

O número impressiona mesmo quando comparamos o Twitter a outros fenômenos da web, como o Facebook. A rede que desbancou o MySpace da liderança global em redes sociais ao longo do ano passado apresentou uma expansão de 114%. A base de comparação é a mesma fevereiro/08 sobre fevereiro/09.

O boom ajuda a entender porque em vários momentos do ano passado usuários do Twitter se deparavam com uma baleia ao tentar se logar na ferramenta. A baleia indicava cada vez que os servidores do serviço não davam conta do volume de acessos.

Projetar escalabilidade para uma expansão tão impressionante foi o principal desafio do Twitter ao longo de 2008, diz a análise da Nielsen. O estudo avalia que a adesão de celebridades e políticos à plataforma ajudou fortemente a impulsionar o crescimento da plataforma.